Wednesday, August 02, 2006

Ana e Mia: os limites dos padrões de beleza

O padrão de beleza difundido pela mídia e adotado pela cultura popular é a mulher alta e magra.
Que este fato contrubui para as baixinhas e gordinhas ficarem deprimidas, nós já sabemos. Já se conhece também as doenças causadas por esse fenômeno, a bulimia e a anorexia.
O mais impressionante é a união dessas mocinhas para um movimento "pró ana" (= anorexia).
Zilhões de blogs explodiram na internet para dividir suas angústias e feitos como de conseguir ficar dias sem comer (sem que a família perceba), ou miar (= vomitar; bulimia)

Alguns trechos dos blogs são chocantes:
"
Eu to desesperada, eu não consigo parar de comer, eu não consigo!!!!!!!!!!!... A comida é mais forte do que eu! ... Amanhã vou apostar todas as fichas... dependendo das minhas atitudes, vou decidir meu futuro: como uma garota linda e magra, ou como uma vaca gorda e ridícula para sempre!"
"Dicas para miar... (vomitar)
1 - Beba um copo cheio de coca light, antes de miar, realmente ajuda a comida a sair.
2- Evite, granola, pães e outros alimentos muito pesados ou a base de fibras eles não são faceis de sair. 3- Use marcadores, como Doritos antes das refeiçoes, quando você ver o laranjado já sabe que tudo saiu ... 13- Uvas, morangos, bananas, essas frutas tem maior facilidade para sair ... 15- Quanto estiver dificil, tire um tempo de uns 5 minutos e tente novamente as vezes resolve. Obs: estou colocando em prática estas dicas, quandod for miar...ligue o chuveiro para abaixar o som das miadas e tome banho em seguida e leve o rádio para o banheiro... "
Confira os blogs e principalmente, as mensagens de apoio:
http://meumundoanaemia.zip.net
Existem algumas iniciativas que alertam para este problema e buscam novas soluções.
A campanha da Dove pela real beleza é um exemplo de uma nova visão dos padrões de beleza feminina. Um ponto de vista real e alcançável.
O site Don't die for a diet é um site educativo, que explica as doenças de disturbios alimentares e ensinam os pais a enxergarem os sinais em seus filhos.
O filme do site alerta os pais que seus filhos aprendem como a cultivar as doenças: http://www.youtube.com/watch?v=C9uie4qXxYM&eurl=

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Concordo com tudo oque vc escreveu, porém discordo da divulgação do endereço do blog destas meninas, uma vez que elas não estão "nem aí" para oque falam delas e muitas meninas que pensam como elas podem entrar no teu blog e se sentirem motivadas a entrar nestes blogs de apologia à magreza.
Marina

8:25 AM  

Post a Comment

<< Home