Wednesday, October 22, 2008

Já vi isso antes...


No último post ficou claro que Nizan 'adora musiquinhas', clichês e multidão cantando e dançando e que segundo Fábio, Nizan se aproveita da ignorância dos clientes e a falta de informação do público. Prova disso foi o uso da referência (para não chamar de plágio) internacional The Big Ad que apesar de grande visibilidade internacional, não alcança o consumidor de Brahma.

A similaridade entre Brahma 120 anos e The big ad gerou mais uma discussão sobre o plágio. Ficou no ar uma sensação de "já vi isso antes".

Senti a mesma coisa quando vi esse filme da Nike Foundation. Não precisa descer muito nesta mesma página para perceber tal 'coincidência' com o filme produzido com a locução de um trecho do filme Pulp Fiction.

Luli Radfahrer, ao discutir o tema "plágio ou referência" no Brainstorm9, (tema que eclodiu justamente quando a Brahma colocou o filme no ar), cita o filme "What does Marcellus Wallace look like" como algo ruim, produzido a partir de um filme bom. Não concordo porque gostei deste formato, mas concordo quando ele diz que "publicidade não é vanguarda". Não é mesmo. Existem referências, e isso não significa propaganda, significa arte, moda, cultura e até mesmo a releitura de "what does Marcellus Wallace look like" sim, por que não? O modelo foi utlizado neste filme da Nike Foundation, da Wieden+Kennedy, onde, com a mesma receita, nos faz imaginar, por uma boa causa.

Vale assistir outras tipografias no "related videos" do you tube.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home